“O Porto é Uma Lição” – Espectáculo de Marionetas no Museu

teatro-marionetas-museu-610x340

A ideia é original e tem a assinatura do Museu FC Porto, numa produção própria e concebida para todas as idades, em parceria artística com o Teatro do Ovo Alado e o Armazém 22. “O Porto é uma Lição – História do clube, da cidade e, afinal, o planeta é azul” percorre os 123 anos do FC Porto numa espetáculo de marionetas muito divertido, onde a retrospetiva também vai ao encontro de memórias do mundo, da Humanidade, do desporto e, claro, da Invicta.

Em cena no Auditório Fernando Sardoeira Pinto – com quatro datas em dezembro e um calendário de sessões contínuas durante 2017 – a peça foi escrita e encenada por Ricardo Alves. O texto combina rigor histórico com muitas peripécias ficcionadas, envolvendo 9 personagens (e várias outras figuras e representações) numa narrativa muito acessível e objetiva, onde a música e o humor também ajudam a pontuar a importância dos acontecimentos.

À criatividade e originalidade do guião, “O Porto é uma Lição” associa a linguagem e os processos modernos desta arte de representação, tão ancestral como a própria história do teatro. Os “bonecos” resultam de impressões 3D e o espetáculo está preparado para tudo, até para, facilmente, ganhar vida fora do Museu. Além da valia artística, traduz igualmente uma proposta lúdica e pedagógica com forte componente educativa, outra missão charneira do Museu.

Mas, para já, “O Porto é uma Lição – História do clube, da cidade e, afinal, o planeta é azul” é um espetáculo a não perder no auditório do Museu. O friso cronológico do texto é todo ele interligado entre a história do FC Porto e a história natural, mundial, de Portugal e da cidade Porto. Das 9 personagens, há só uma que realmente representa uma figura histórica e primordial do clube, mas todas as inventadas também seguem diálogos divertidos e ricos em factos rigorosos. A que se somam ainda músicas originais na banda sonora.

A história do FC Porto é a principal fonte do saber nesta “aula” original que o Museu já desvendou, recentemente, na Gala dos Dragões de Ouro, no Coliseu do Porto, onde as personagens gémeas “Maria Eduarda” e “Eduarda Maria” arrancaram risos e aplausos à plateia, numa adaptação especial para a grande festa anual da família portista. Foi uma pequena mostra da mensagem da peça “O Porto é uma Lição”, que procura partilhar o passado com os mais novos, sem excluir os adultos, numa oferta teatral destinada, por isso mesmo, a todas as gerações e assente num texto que nos faz viajar no tempo e adquirir conhecimento.

A estreia está marcada para 3 de dezembro. As representações no mês de Natal prosseguem nos dias 8, 10 e 17, sempre às 16h00. Uma excelente proposta de convívio familiar numa época mágica ou de oferta como presente especial, com o objetivo da partilha da experiência azul e branca que pode ser completada com uma visita ao Museu FC Porto e ao Estádio. Para mais informações pode consultar o sítio oficial do clube e/ou acompanhar as redes sociais portistas, incluindo o Facebook do Museu.

Idades: Todas
Horários: 16h00
Preço: Público Geral – 7.50€; Crianças até 12 anos – 5€
Sócios: 20% desconto
Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

*in FCPorto

Comentários