Dale Dover visitou exposição “Basquetebol”

A exposição Basquetebol, já aberta ao público e com entrada livre, teve esta segunda-feira uma visita muito especial. Dale Dover, para muitos o melhor basquetebolista estrangeiro que já passou por Portugal, regressou ao Museu FC Porto e voltou atrás no tempo para recordar grandes momentos que viveu de Dragão ao peito, descrevendo-os num português surpreendentemente fluído.

O norte-americano Dale Flash Dover, hoje ligado à advocacia, representou os azuis e brancos durante três épocas, tendo sido campeão logo na primeira, pouco depois de os Dragões o terem contratado à Universidade de Harvard. Chegou a jogar um mês na NBA, ao serviço dos Boston Celtics, mas foi no FC Porto que Dale Dover mais brilhou. Na estreia, a 19 de novembro de 1971, “só” marcou 41 pontos num amigável frente à Académica de Coimbra, disputado no Pavilhão do Lima.

Era o início de uma era assinada por Dale Dover, ele que chegou à Invicta com 22 anos para mudar por completo o basquetebol português, tornando-se uma lenda no FC Porto e na modalidade. Pouco depois de visitar a exposição, Dale Dover seguiu diretamente para o Dragão Caixa e, a convite do treinador Moncho López, foi um espetador atento no treino da equipa de basquetebol. No mínimo, é uma grande fonte de inspiração.

*in FCPorto

Comentários